A indústria da carne coloca a biodiversidade do Cerrado em risco

A produção de carne no Brasil ameaça a rica biodiversidade no bioma Cerrado, de acordo com a nova análise da organização Global Canopy, que mostra as ligações entre os municípios com as maiores taxas de desmatamento e a produção de soja destinada ao mercado doméstico, que é usada principalmente para a produção de ração animal.

Um terço de toda a soja produzida no Matopiba em 2016, região onde se concentra a maior parte do desmatamento ligado a soja, foi consumida no mercado doméstico.

Em 2017, 16,5 milhões de toneladas de farelo de soja foram produzidos para abastecer o mercado doméstico, sendo quase sua totalidade (mais que 90%) usado para ração animal. Mais da metade de toda a ração animal produzida no Brasil é usada na alimentação de galinhas; 25% vai para a alimentação de porcos; e 12% para a alimentação de gado de corte e leiteiro.

O pesquisador da organização Global Canopy, André Vasconcelos, explica:

“A soja é um ingrediente “escondido“ na alimentação do brasileiro e a maior parte da população brasileira não tem conhecimento disso. O nosso consumo exagerado de carne é um dos maiores fatores que impulsionam o desmatamento e a conversão de vegetação nativa no Cerrado. “

“A gente precisa repensar esse consumo. O Brasil é o terceiro maior consumidor per capita de carne bovina e o sexto maior consumidor de carne de frango do mundo. As gigantes da carne podem fazer muito mais e precisam assumir compromissos de desmatamento zero. O Cerrado possui importância ímpar na provisão e abastecimento de água para grande parte da população brasileira, mas o bioma encontra-se em perigo. “

A pesquisa do Global Canopy revela que cerca de 50% da capacidade de processamento da soja dentro do bioma Cerrado está nas mãos de empresas que não possuem nenhum compromisso para eliminar o desmatamento de suas cadeias de fornecimento.

O cenário é ainda pior na indústria da carne. Nenhuma empresa do setor possui compromissos para a não aquisição de soja de áreas recém desmatadas no Cerrado.

A indústria brasileira de biodiesel também não é muito diferente. Embora 70% do biodiesel no Brasil seja produzido a partir do óleo de soja, apenas três empresas, que representam 18% da produção, possuem compromissos para a não aquisição de soja em áreas recém desmatadas.

Contato:  André Vasconcelos  -  a.vasconcelos@globalcanopy.org

Notas: 1. Cerrado: um item escondido no cardápio dos brasileiros - Global Canopy, novembro, 2018

2. Gráficos interativos, mapas e imagens disponíveis

3. Fonte de dados sobre consumo de carne per capita: https://data.oecd.org/agroutput/meat-consumption.htm

4. Pesquisa realizada dentro do âmbito do projeto Power of Procurement, parceria entre CDP Global Canopy, FNC e SpdE. Projeto apoiado por Norad.

Palmoilblog

A truck collects oil palm fruit at a plantation in Indonesia, image by CIFOR
Will Iceland’s palm oil ban deliver a sustainable solution?
Iceland's decision to ban palm oil from its own products raises awareness of the deforestation problems with palm oil, but are bans and boycotts the best way to achieve sustainable palm oil supply chains?